Que tal reaproveitar legumes do almoço para os lanchinhos?

(Somente 3 minutinhos de leitura)

Olá!

Sabe aquela salada de legumes que sobrou na geladeira depois do almoço? Ou aquele talo de brócolis que iria ser desprezado porque ninguém come? Ou, quem sabe aquele talo de couve, as folhas de beterraba… enfim. Pois é, costumo dizer aqui em casa, que toda sobra que vai para a geladeira acaba indo para o lixo em um ou dois dias. Sei lá, a gente esquece de comer, ou as crianças preferem alimentos mais frescos, e a sobra acaba ficando de lado. Por isso, trouxe hoje ao nosso cantinho de bate papo uma questão bem importante: uma dica para aproveitar as sobras de legumes do almoço para o café da tarde!

Bem, em uma Era onde se fala tanto em sustentabilidade, o desperdício de alimentos não deve ter lugar em nossa casa. Pensei em deixar aqui uma receitinha fácil que vai transformar as sobras do seu almoço em um delicioso lanche da tarde. Isso mesmo, trata-se de uma deliciosa torta de legumes, feita em liquidificador, e com ingredientes que você tem em casa! Você pode utilizar vários legumes para o recheio como cenoura, vagem e talos de brócolis e couve, ou até mesmo verduras e grãos, como escarola e grão de bico. Vamos à receita:

Ingredientes da massa:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar a forma
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar
  • Tempero à gosto

Ingredientes do recheio:

  • Legumes picados e cozidos (pode ser cenoura, talos de brócolis, vagem, milho, ervilhas, etc.). Faça a combinação que desejar.
  • Tempero à gosto
  • 1 tomate picado, sem sementes
  • Azeitonas picadas em pedaços bem pequenos, se desejar.

*Preparo (massa):

  1. Aqueça o forno a 180 graus por cerca de dez minutos.
  2. Unte uma forma retangular de 25 x 35cm com margarina e farinha de trigo.
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o fermento), até formar uma massa homogênea. Depois, misture o fermento e mexa com uma colher até incorporar.

*Preparo do recheio:

Misture os legumes selecionados, tempere à gosto e reserve.

*Montagem:

Coloque metade da massa na assadeira, depois coloque o recheio, e cubra com a outra metade da massa. Salpique queijo parmesão por cima e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Após estar completamente assada, deixe esfriar um pouco, corte em pedaços e sirva a seguir. Rende 12 porções.

Você pode utilizar grão de bico, escarola, ricota, calabresa triturada, frango desfiado ou triturado, carne moída, soja texturizada, carne desfiada, carne seca, enfim, há uma infinidade de recheios para usar a imaginação e aproveitar as sobras da geladeira. A massa é bem versátil!

Nós, da equipe Feira4You, temos o compromisso e missão de levar mais qualidade à sua mesa e à sua vida diária, evitando o desperdício de alimentos em uma época tão difícil para todos.

Espero que você goste da recita! Deixe sua experiência aqui nos comentários e até breve!

Patrícia Lemos é mãe, filha, esposa, eterna aluna, cronista Feira4you e porta-voz do nosso leitor, escritora do Livro Palavras ao Vento, Profissional da Saúde, entusiasta de práticas e hábitos saudáveis, e quando sobra um tempinho, estar com demais familiares.