Que tal um aperitivo delicioso com legumes?

(Apenas 3 minutinhos de leitura)

Olá meus amores!

Eu sou Patrícia Lemos, e este é um espaço de bate papo criado pela equipe Feira4you para falarmos sobre saúde, comodidade, praticidade e bem-estar. Seja bem-vindo!

Hummmm, hoje temos um cheirinho de petiscos no ar… Deu até água na boca!

Bem, se você está nesta página de novo é porque gosta de comodidade e bem-estar. Se chegou aqui pela primeira vez, sinto muita satisfação em recebê-lo!

E por falar em saúde, praticidade e comodidade, separei uma dica para lá de gostosa e saudável para nós. Tenho recebido semanalmente minha feira em casa, e confesso que a experiência está sendo espetacular! Recebo legumes tão fresquinhos que fico com pena de deixar estragar. Cá entre nós, quando eu costumava comprar meu hortifrúti no mercado, eu ia tão apressada e cansada ao final do dia, que não dava tempo de escolher os legumes, frutas e verduras tão bem. Hoje, a equipe do Feira4you faz essa seleção com tanta maestria, que me sinto inspirada a inovar minha forma de preparar os alimentos em casa.

Bem, sem mais delongas, o que eu trouxe para vocês é uma forma de conservação de legumes que fica simplesmente divina! Isso mesmo, já experimentou fazer em casa suculentos picles de legumes em conserva para degustar a qualquer hora do dia? Eu fiz esta receita e achei espetacular. Vamos lá!

Afinal, o que é picles caseiro de geladeira?

É um delicioso aperitivo feito com água, açúcar, sal, vinagre, legumes e especiarias, armazenados em vidro hermético, que deve ser conservado em geladeira por até trinta dias. Ideal para comer puro, em sanduíches naturais ou incorporado a saladas. É muito prático e delicioso!

Vamos ao preparo!

Você vai precisar para a base:

  • – 1 xícara de chá de água
  • – 1 xícara de chá do vinagre de sua preferência (eu utilizo o de maçã)
  • – ½ xícara de chá de açúcar
  • – 1 colher de sobremesa de sal
  • – temperos de sua preferência (ex.: semente de cominho, pimenta branca, preta, mostarda em grãos, ervas secas, alho, cebola, páprica, etc.)
  • – legumes de sua preferência, fatiados, cortados em palitos, ralados ou inteiros (Ex.: cenoura, cenoura baby, mini cebola, tomate cereja, beterraba, rabanete, pepino, mini milho, etc.)
  • – potes de vidro herméticos devidamente higienizados.
1) Higienizando os potes de vidro:

Adquira potes de vidro herméticos ou reutilize potes vazios de azeitonas, geleias ou palmito. Ferva os potes em água por 10 minutos e retire-os da água com uma pinça culinária. Deixe-os emborcados em um pano limpo até secarem por completo. Utilize-os totalmente secos.

2) Cortando e selecionando os legumes:

Escolha legumes firmes como cenoura, pepino, mini cebola, mini milho, rabanete, beterraba ou vagem. No caso da vagem, dê preferência para as de coloração escura. Higienize-os corretamente conforme post sobre higienização de verduras e legumes aqui do blog, e seque-os bem. Descasque os legumes se necessário for, e corte em palitos ou em rodelas. No caso dos mini legumes, deixe-os inteiros. Se desejar petiscos mais firmes e crocantes, corte fatias mais grossas. Para petiscos mais suaves e macios, corte fatias mais finas. Reserve.

Dica: você pode optar por compostos de legumes mistos ou únicos, como preferir.

3) Preparando os legumes:

Legumes como mini cenouras, milho, beterraba e vagem precisam passar por um processo de branqueamento, que consiste em deixa-los submersos em água fervente por 3 min. Retire e coloque em recipiente de água com gelo por mais 3 min. Escorra e já pode usar.

4) Preparando a salmoura base:

Coloque todos os ingredientes da mistura base em uma panela, leve ao fogo mexendo de vez em quando até o açúcar derreter por completo.

5) Finalizando a conserva:

Coloque o vegetal escolhido em um vidro já higienizado, e junte os temperos de sua preferência. Despeje a salmoura base ainda quente e aperte os vegetais com uma colher para que o ar saia. Tampe e espere esfriar por completo para colocar na geladeira. Servir após 48 hs. Pode ser armazenado por até 30 dias, em geladeira.

Viu só que fácil! Você pode aproveitar seus legumes desta forma fantástica e ainda ganhar muitos elogios da família e dos amigos. Pode até vender e ganhar uma renda extra, já pensou? Em tempos de crise, inovar é sempre uma boa solução. Monte conservas coloridas e combine sabores memoráveis! Depois você pode compartilhar suas experiências aqui no blog. Vou adorar saber!

Até o próximo post!

Patrícia Lemos é mãe, filha, esposa, eterna aluna, cronista Feira4you e porta-voz do nosso leitor, escritora do Livro Palavras ao Vento, Profissional da Saúde, entusiasta de práticas e hábitos saudáveis, e quando sobra um tempinho, estar com demais familiares.